Home Destinos InternacionaisEuropaPortugalAlgarve Roteiro pelo Algarve

Roteiro pelo Algarve

por Fernanda

Atualizado em

Montar um roteiro pelo Algarve em Portugal não é uma tarefa tão simples já que a região é repleta de praias maravilhosas e na maioria das vezes não dispomos de tempo e/ou dinheiro disponível para conhecer todas (o Algarve tem aproximadamente 80 praias). Então, você deve levar em consideração alguns itens antes de montar seu roteiro de viagem pelo Algarve. Dou algumas dicas para facilitar o seu planejamento de viagem.

Como montar um roteiro pelo Algarve em Portugal

Algarve com carro ou sem carro?

Eu optei por alugar um carro, ter mais flexibilidade e ficar hospedada em apenas uma praia. Com carro fica bem mais fácil conhecer praias de diferentes regiões, como Lagos, Albufeira, Lagoa e Tavira.

Se você decidir não alugar carro e se locomover de trem e ônibus terá que diminuir a lista de praias a serem visitadas já que perderá um bom tempo no deslocamento ou montar mais de uma base.

roteiro pelo algarve

A linda Praia do Camilo

Seu estilo de viagem

O seu estilo de viagem também influenciará muito na hora de montar um roteiro pelo Algarve. Você prefere ficar em apenas um hotel em uma praia mais tranquila e de lá fazer passeios de carro até outras praias? Ou prefere ficar em um hotel mais central e poder visitar várias praias a pé? Ou o que você procura é um lugar com vida noturna agitada?

Eu preferi um hotel legal, com piscina e uma praia quase exclusiva, o Tivoli Carvoeiro (Onde ficar no Algarve.

roteiro pelo algarve em portugal

Praia da Marinha

A água do Algarve é gelada

Sim, é verdade que a água do Algarve é bem gelada (e olha que ainda é mais “quentinha” que no resto de Portugal). Então, se você quer passar o dia no mar é bom levar isso em consideração. Nesse caso, a melhor escolha seria Tavira para montar base e a Ilha de Tavira para curtir o dia. Lá a água é razoável e até dá para encarar um mergulho.

roteiro pelo algarve em portugal

Ilha de Tavira

Como decidir quais praias visitar no Algarve

Bom, essa é uma escolha muito pessoal. Eu sugiro ver as fotos e ler com atenção a descrição de cada praia. Uma coisa é certa: não tem escolha ruim no Algarve. A região é mesmo encantadora e não é à toa que é mais turística de Portugal.

roteiro pelo algarve em portugal

Resumo de como montar seu roteiro de viagem pelo Algarve

✓ Decida se vai ou não alugar um carro.

✓ Veja qual seu estilo de viagem: quer um hotel confortável com piscina e uma praia quase exclusiva ou um hotel mais central e com fácil acesso às praias? Ou então quer aproveitar e passar o dia no mar?

✓ Prefere ficar em apenas uma praia ou montar diferentes bases?

✓ Pesquise, veja fotos e quais praias não podem faltar no seu roteiro.

Continue planejando sua viagem pelo Algarve

Motivos para conhecer o Algarve

O que fazer em Lagos no Algarve

Dicas de Hospedagem no Algarve

  • Em Lagos, fiquei no excelente Hotel Dom Manoel I (RESERVE AQUI). Uma ótima opção para quem não pretende alugar carro. 
  • Em Carvoeiro, fiquei no Hotel Tivoli Carvoeiro (RESERVE AQUI). O hotel foi reformado recentemente. A vista da piscina e a praia quase particular são os diferenciais do hotel. 
  • Em Albufeira, os seguintes hotéis possuem boas recomendações: Hotel Baltum (RESERVE AQUI); Pousada Al-Buhera Palace (RESERVE AQUI), Hotel Epic Sana Algarve (RESERVE AQUI).

27 comentários
0

Artigos Relacionados

27 comentários

Gabi 26 de outubro de 2016 - 08:55

To doida nesse Algarve, viu. Você foi em abril, né? E o tempo já estava gostoso… Irei me programar.

Reply
Fernanda 26 de outubro de 2016 - 08:57

Não, fui agora em setembro (na segunda quinzena). Abril é meio frio ainda. Sugiro ir depois de maio.

Reply
Dayane 23 de julho de 2018 - 16:07

Olá Fernanda, muito bom as suas dicas. Vi que vc foi em setembro, estou planejando para ir em setembro agora também, ainda é bem quente e bem movimentado lá em no fim de setembro?
Da Espanha vou pra Portugal? Aconselha alugar carro em Lisboa e ir de carro?

Reply
Fernanda 24 de julho de 2018 - 22:44

Não é tão movimentado como agosto, mas tem bastante gente sim. Você quer fazer Lisboa – Algarve e sul da Espanha, é isso? Se sim, recomendo alugar carro sim.

Reply
Fernanda Scafi 26 de outubro de 2016 - 21:06

Viajei por vários lugares de Portugal, mas ficou faltando mesmo o Algarve! Estou adorando ler as duas dicas da região por aqui! E cada foto!!!

Reply
Fernanda 26 de outubro de 2016 - 22:16

Vale muito a pena conhecer o Algarve!

Reply
Martinha Andersen 27 de outubro de 2016 - 08:19

Waowww… uma foto mais linda que a outra… Quando eu for ao Algarve (ohhh que positiva eu), quero você de minha guia lá.. sabe tudo! Beijos =)

Reply
Fernanda 27 de outubro de 2016 - 19:05

hehe. Eu bem que queria (precisava) de uma temporada mais longa no Algarve. Seria guia com prazer.

Reply
Gabi Moniz 27 de outubro de 2016 - 15:27

Sempre quis conhecer o Algarve, mas nunca consegui ir a Portugal no verão. Pelas fotos, vejo que mesmo com água gelada vale a pena conhecer as praias pelo visual, né?
Valeu pelas dicas!

Reply
Fernanda 27 de outubro de 2016 - 19:04

Vale pelo visual e até mesmo um mergulho geladinho. risos

Reply
Renata Rocha Inforzato 28 de outubro de 2016 - 08:15

Uau ! Meu aluno sempre me fala que tenho que ir ao Algarve, mas agora me deu mais vontade. As fotos estão lindas e as dicas super claras… Parabéns, beijos

Reply
Fernanda 30 de outubro de 2016 - 19:39

Eu concordo com ele. Vale muito a pena ir para o Algarve.

Reply
Mayra 30 de outubro de 2016 - 19:33

Nossa, fui olhar o preço do hotel e quase caí pra trás. O preço é ÓTIMOOO !

Reply
Fernanda 30 de outubro de 2016 - 19:35

Não é? Eu também fiquei chocada (positivamente) com os preços. Alguns hotéis são mais baratos que pousadas bem mais ou menos no Brasil.

Reply
Camilla 4 de maio de 2017 - 17:46

Não conheço Portugal! Queria mesclar na mesma viagem Lisboa e alguma praia bonita, mas só teremos 10 dias, acha viável? Muuuito obrigada

Reply
Fernanda 5 de maio de 2017 - 23:27

Isso foi o que fiz em 10 dias. Eu viajei com uma amiga que nunca tinha ido e, apesar de ter sido bem corrido, conseguimos ver um pouco de tudo. Admito que minha ideia inicial era só Lisboa e Algarve, mas minha amiga queria muito ir para o Porto então encaixamos no roteiro. Eu me apaixonei de verdade pelo Algarve e vou tentar voltar esse ano ainda 🙂

https://www.precisoviajar.com/2017/01/roteiro-portugal-10-dias.html

Reply
Juliana 4 de janeiro de 2018 - 12:43

Olá FÊ! Tudo bem? Me ajuda! Tenho apenas 2 ou 3 dias apenas em Algarve em agosto… quais lugares você poderia sugerir? Vou sair do Brasil em direção a Porto e de lá vou descendo… depois tenho um vôo para Barcelona e por isso a tão corrida passagem por lá. De Lisboa para Algarve, devo ir de carro ou transporte público? Estarei dirigindo sozinha! Obrigada!!! 🙂

Reply
Fernanda 14 de janeiro de 2018 - 22:53

As praias de Lagos são lindíssimas. Se você quiser pode ir de trem de Lisboa até Lagos. Obviamente com carro você tem muito mais flexibilidade e conseguirá visitar mais praias, mas vai encarecer um pouco o valor da viagem.

Reply
Aline 18 de fevereiro de 2018 - 21:58

Ola, estou indo para Porto agora em março, vale a pena conhecer Algarve??? Obrigado

Reply
Fernanda 22 de fevereiro de 2018 - 21:11

Em março ainda estará frio para aproveitar as praias. Aí depende do seu gosto e se gostaria só de dar uma olhada nas praias sem poder mergulhar, tomar sol na areia, etc.

Reply
Francisco Ferreira de Menezes 21 de abril de 2018 - 09:35

Oi Fernanda bom dia,

Eu, Francisco sou da Região Norte do Brasil, já estive em Portugal mais foi muito rápido o roteiro era muito extenso, desejo ir com mais tempo para curtir Portugal incluído Algarve, desculpa te pergunta, se for passar 07 dias em Algarve sem reserva alguma quantos Euros eu gastaria em média nestes dias?
Att.
Francisco

Reply
Lucia Kretzmann 22 de junho de 2018 - 00:59

Oi Fernanda! Adorei as suas dicas, super esclarecedoras. Tenho 6 dias para curtir o Algarve (gostaria que fossem 9!!), optei por alugar um carro no Aeroporto de Faro para ter mais mobilidade. Vou distribuir os dias em 2 para Lagos, 3 para Albufeira e 1 para Tavira – Olhão. Vc acha q vale a pena fazer um pernoite em Tavira ou posso me hospedar em Olhão e fazer um bate-e-volta até Tavira? De Olhão volto pra Faro para devolver o carro e pegar o avião pra Lisboa. Obrigada pela atenção! ??

Reply
Fernanda 25 de junho de 2018 - 21:45

Se preferir, pode se hospedar em Olhão sim. Dá uns 30 km de Tavira. Você pretende ir para a Ilha de Tavira também?

Reply
Lucia M Kretzmann 25 de junho de 2018 - 23:37

Não, só o centrinho mesmo. Quero conhecer Aveiro, então não disponho de muito tempo.

Reply
Fernanda 26 de junho de 2018 - 07:27

Então pode ficar em Olhão mesmo. É perto de Tavira.

Reply
Cintia 1 de setembro de 2019 - 16:01

Oi Fernanda amei suas dicas!!!
Eu vou no início de novembro dia 1 ou 2 estarei chegando no Algarve, vamos desembarcar em Madrid , ficaremos 2 dias lá e depois vamos pro Algarve. Queria saber se dá pra fazer os passeios de barco nessa época. Obrigado

Reply
Fernanda 1 de setembro de 2019 - 17:08

Eu fui em novembro do ano passado e os passeios de barco estavam acontecendo sim. Só leve uma roupa apropriada, porque pode acontecer de você se molhar um pouco.

Reply

Deixe um Comentário