Home Destinos InternacionaisEuropaEspanha Roteiro Portugal e Espanha

Roteiro Portugal e Espanha

por Fernanda
toledo espanha

Para quem está procurando um roteiro Portugal e Espanha, segue aqui o que fiz em 15 dias entre os meses de novembro/dezembro. Se eu tivesse ido em setembro ou outubro teria sido ainda melhor, pois conseguiria ter aproveitado as lindas praias do Algarve. A vantagem de ter ido na baixa temporada foi que consegui ótimos preços em hotéis de padrão superior ao que teria conseguido se tivesse viajado durante a alta temporada.

alfama lisboa
Alfama em Lisboa

Roteiro Portugal e Espanha

Esse roteiro é bem versátil, pois você pode fazê-lo de carro ou com transporte público (trem ou ônibus). Eu só aluguei carro no Algarve (Portugal). Se você tiver mais dias (ou se alugar um carro em Sevilha), eu recomendo incluir Granada no seu roteiro.

Para otimizar esse roteiro, sugiro chegar por um país e sair por outro. Por exemplo: voo do Brasil para Lisboa (Portugal) e volta de Madrid (Espanha) para o Brasil. Dessa maneira você não precisa retornar para a primeira cidade do roteiro.

Dicas de Hospedagem em Lisboa

Baixa: Hostel Travellers House (RESERVE AQUI), Hotel Brown’s Downtown (RESERVE AQUI).

Marquês de Pombal e Avenida da Liberdade: Hotel Exe Liberdade (novinho e muito, muito bom) – (RESERVE AQUI), HF Fenix Garden (RESERVE AQUI) e Ibis Liberdade (RESERVE AQUI).

Informações Práticas Portugal e Espanha

Como chegar em Portugal e Espanha

Há voos diretos do Brasil para Portugal com as companhias aéreas TAP, Latam e Azul. Para a Espanha há voos diretos saindo do Brasil com as companhias aéreas Latam e Ibéria.

Visto e Vacinas para Portugal e Espanha

Brasileiros não precisam de visto de turismo para viagens a Portugal e Espanha com duração de até 90 dias.

Seguro Viagem Obrigatório

Portugal e Espanha fazem parte do Tratado Schengen e exigem um seguro viagem obrigatório com cobertura mínima de 30.000 euros. Esse seguro tem que que garantir assistência médica por doença ou acidente. Faça sua cotação sem compromisso e ainda ganhe 10% de desconto. Cotação seguro viagem.

Qual moeda levar?

moeda oficial de Portugal e Espanha é o euro e é recomendável que você leve euros para lá. Caso não goste de carregar dinheiro em espécie, poderá efetuar saques nos caixas eletrônicos ou utilizar o seu cartão de crédito. Não esqueça de habilitá-lo para uso no exterior.

Agora que você já sabe o essencial: como chegar, que moeda levar e a questão do visto e seguro viagem obrigatório vamos para o que de fato interessa: o roteiro. Novamente: esse foi o roteiro que eu fiz, mas você pode adaptá-lo conforme os seus interesses.

palácio da pena em sintra
Palácio da Pena em Sintra

Roteiro Portugal e Espanha – parte 1 – Lisboa e arredores

Dias 1 e 2: Lisboa

Lisboa é uma das cidades que mais gosto na Europa.  Passear por Lisboa é super tranquilo porque o centro histórico abriga grande parte das atrações. E as atrações que não estão no centro podem ser facilmente acessadas com o transporte público (metrô, bonde ou ônibus).

Se você ainda não escolheu sua hospedagem em Lisboa eu sugiro ficar na região central. Eu já fiquei no Hostel Travellers House eleito um dos melhores hostels do mundo (RESERVE AQUI) e no Hotel Brown’s Downtown (RESERVE AQUI). Outra boa opção para hospedagem em Lisboa é a região de Marquês de Pombal e Avenida da Liberdade.  Alguns hotéis que já fiquei na região: Hotel Exe Liberdade (novinho e muito, muito bom) – (RESERVE AQUI), no HF Fenix Garden (RESERVE AQUI) e no Ibis Liberdade (RESERVE AQUI).

Leia também

Atrações que considero imperdíveis em Lisboa:

• Mosteiro dos Jerônimos – compre ingresso antecipadamente
  • Mercado da Ribeira
  • Parque das Nações
A Sé de Lisboa
A Sé de Lisboa e o elétrico (bonde)

Dia 3: Sintra e Azenhas do Mar

Eu adoro Sintra. Já estive lá algumas vezes e considero uma das melhores opções de bate-volta desde Lisboa. Nessa minha última viagem, finalmente realizei o sonho de conhecer Azenhas do Mar. Contratei um guia lá em Sintra mesmo, o Bruno da empresa Portugal Unknown Tours e passeamos por Sintra e Azenhas do Mar. Valeu muito a pena. Segue o contato dele: portugalunknowntours@gmail.com.  Custou €80 para 2 pessoas (€40 para cada).

azenhas do mar
Azenhas do Mar

Dia 4: Lisboa

Aproveitei o último dia em Lisboa visitando algumas das atrações que coloquei lá em cima (roteiro de 3 dias em Lisboa) e no fim do dia, peguei um trem na estação Oriente até Faro no Algarve. Dormi em um hotel próximo a estação de trem de Faro e no outro dia de manhã fui até o aeroporto de Faro (peguei um uber até lá) para pegar o carro que eu tinha alugado. De Faro eu dirigi até Lagos.

Roteiro Portugal e Espanha – parte 2 – Algarve

Na primeira vez que estive no Algarve eu fiquei hospedada em Carvoeiro. Nessa última viagem, optei por fazer a cidade de Lagos como minha base no Algarve. Consegui uma ótima promoção no valor das diárias (por ser inverno as praias não estavam cheias) e fiquei no excelente Hotel Dom Manuel I (RESERVE AQUI). Adorei o hotel e a localização dele.

[/su_list]

Dia 5: Praias da Região de Lagos

Já que estava hospedada na região de Lagos, tirei um dia para dar uma volta pelas praias de Lagos: Praia do Pinhão, Praia de Dona Ana e Praia do Camilo (a minha praia preferida no Algarve). Também fui até a Ponta da Piedade. Se tiver disposição dá para conhecer as praias a pé. Como eu estava de carro e era baixa temporada, deixei o carro estacionado na Praia da Dona Ana e fui andando até a Praia do Pinhão. Depois voltei para o estacionamento e fui até a Praia do Camilo e depois até a Ponta da Piedade.

melhor época para viajar para o Algarve

Praia do Camilo

Dia 6: Praias da Região da Lagoa

Eu tinha adorado a região da Lagoa quando fui a primeira vez para o Algarve. Na minha primeira viagem para o Algarve eu fiquei no no Hotel Tivoli Carvoeiro (RESERVE AQUI).  O hotel foi inteirinho reformado e tá maravilhoso. Recomendo! Mas, caso queira ficar hospedado lá, é primordial alugar um carro.

Passei pela Praia do Carvalho, Praia da Marinha, Praia de Benagil e Praia de Carvoeiro. Essas praias são maravilhosas. E mesmo sendo meados de novembro a temperatura estava por volta dos 20-22 graus. Alguns europeus estavam até pegando praia.

lugares para conhecer em Portugal
Praia do Carvalho

Dia 7: Praias de Albufeira

Dediquei um dia para ir dar uma volta em Albufeira (a cidade mais agitada do Algarve) e também em algumas praias da região: Praia da Falésia, Praia da Rocha Baixinha e Praia da Coelha.

Dia 8: Lagos e  Faro

Como eu tinha que devolver o carro no aeroporto em Faro e de lá pegar o ônibus para Sevilha, deixei o último dia para curtir mais um pouco do visual magnífico da Praia do Camilo e depois dar uma volta por Faro (uma cidade subestimada que muita gente usa apenas como passagem para chegar/sair do aeroporto) antes de me despedir do Algarve.

Se você for para o Algarve durante os meses mais quentes, não deixe de visitar a Ilha de Tavira. É um dos lugares mais bonitos que conheci em Portugal e a água não é tão gelada como nas demais praias.

Praias e passeios que considero imperdíveis no Algarve:

• Ilha de Tavira
  • Passeio de barco pelas praias de Lagos até a Ponta da Piedade
  • Passeio de barco até a Gruta de Benagil

Roteiro Portugal e Espanha – parte 3- Sevilha

Fui de ônibus de Faro para Sevilha.  Comprei o bilhete antecipadamente pela internet saindo da parada do aeroporto. O ônibus atrasou muito. Eu achei que ele não iria passar. Entrei no aeroporto de Faro, pedi informações e me disseram que os atrasos são recorrentes. Tirando o atraso do ônibus, a viagem em si foi bem tranquila.

Admito que me arrependi um pouco de não ter alugado um carro em Sevilha e ter explorado um pouco mais a região da Andaluzia na Espanha. Se eu pudesse fazer esse roteiro de volta, cortaria 1 dia em Sevilha e 2 dias em Madri e conheceria Córdoba e voltaria para Granada (um dos lugares que mais gostei na Espanha). Fica a sugestão para o seu roteiro.

Dias 9, 10 e 11: Sevilha

Sevilha é uma das cidades mais bonitas e vibrantes que conheço na Espanha. É conhecida como a cidade do Flamenco, pois supostamente foi lá que ele nasceu. Sevilha também é famosa por conta de seus inúmeros bares de tapas. Sevilha tem personalidade e muito sol, o que a coloca na minha lista de cidades preferidas na Espanha.

Aqui eu detalhei bem o que fazer em Sevilha. Se você tiver um ritmo um pouco mais acelerado, pode fazer tudo em 2 dias e deixar o terceiro dia para explorar outra cidade da Andaluzia.

o que fazer em sevilha
Praça da Espanha, Sevilha.

Atrações que considero imperdíveis em Sevilha

• Praça da Espanha
  • Parque de María Luísa
  • Catedral de Sevilha
  • Real Alcázar de Sevilha
  • Torre del Oro
  • Metropol Parasol (Setas de Sevilha)
  • Assistir a um show de flamenco

Roteiro Portugal e Espanha – parte 4- Madri e Arredores

Como já era fim de viagem e eu já tinha passado por Paris antes de começar esse roteiro Portugal e Espanha, coloquei 4 dias em Madri para dar uma descansada, visitar uma amiga de longa data e também fazer uma comprinhas. Madri é uma cidade ótima para compras. Para quem gosta da loja Primark há uma loja enorme na Gran Vía de Madrid.

Dias 12 e 13: Madri

Madri é uma das mais vibrantes capitais europeias e ainda tem como vantagem ter as suas principais atrações concentradas na parte central. Sendo assim, é muito fácil visitar os pontos turísticos a pé. Seguem aqui sugestões de 25 atrações grátis em Madri.

Atrações que considero imperdíveis em Madri

• Parque del Buen Retiro – veja no blog Vontade de Viajar O que ver e fazer no Parque do Retiro, em Madri
  • Puerta de Alcalá
  • Templo Debod
  • Plaza de Cibeles (vale a pena subir no mirador)
  • Palácio Real
  • Reina Sofía
  • Museu Thyssen-Bornemisza
atrações grátis em madri
Parque del Buen Retiro, Madri.

Dia 14: Toledo

Toledo é na minha opinião o melhor bate-volta desde Madri. Você pode ir por conta própria (de trem) ou então ir com uma das inúmeras excursões de ônibus que saem do centro de Madri.

toledo espanha
Toledo, Espanha.

Dia 15: Madri

Aproveitei o último dia em Madri para visitar algumas atrações que não deram tempo nos primeiros dias e também para fazer umas comprinhas.

Se quiser dar uma esticada por outros lugares da Espanha como Barcelona dá uma olhada nesse post:  o que fazer em Barcelona.

VOCÊ PODE GOSTAR

40 comentários

Julliana cortez 3 de fevereiro de 2019 - 21:06

Quanto tempo de ônibus você fez entre Portugal e Espanha ? E de Sevilha para Madri você foi de ônibus? Fez em quanto tempo? Beijos

Fernanda 3 de fevereiro de 2019 - 23:33

De Sevilha para Madri eu fui de trem de alta velocidade. Deu umas 2 horas e pouco de viagem. E de Faro para Sevilha deu isso aí também (2 horas e meia mais ou menos).

Soreia de Souza Felipe neto 15 de fevereiro de 2019 - 10:50

Gostei mto de suas dicas. Ano passado conheci Londres, Paris e Amsterdã. Neste ano pretendo conhecer mais 3paises. De preferência Itália, Portugal e Espanha. O que vc me sugere em 15dias? Gosto de verão. Se possível me passe dicas para conhecer melhores cidades de cada país, sem ficar mto cansativo. Obrigada!

Fernanda 12 de março de 2019 - 20:41

Em 15 dias eu sugiro o roteiro que fiz e coloquei nesse post – Portugal (com as praias do Algarve) e Espanha. Fica bem corrido acrescentar a Itália.

Flavia 24 de março de 2019 - 20:14

Fernanda, de Faro até Sevilha você comprou o bilhete do ônibus antecipado, ou pode comprar lá na hora? A estação de ônibus é perto do aeroporto onde você deixou o carro? Dá para ir com as malas?

Flavia Peixoto 24 de março de 2019 - 20:21

Fernanda 24 de março de 2019 - 22:47

Comprei antecipado porque peguei na parada do aeroporto. Bem pertinho da locadora: fui a pé.

Fernanda 24 de março de 2019 - 22:49

Opa, cortou a resposta. Se quiser pegar na rodoviária, aí não é perto do aeroporto. Por isso preferi pegar na parada do aeroporto já que estava com carro alugado e devolvi o carro lá mesmo no aero.

Júnior Quinteiro 15 de julho de 2019 - 10:40

Bom dia, tudo bem? estava lendo seu artigo/roteiro. Pela sua experiência quantos dias seriam necessários em uma volta incluindo o seguinte roteiro: Lisboa até Porto (com paradas em cidades no meio), Madrid, Barcelona e Sevilha ( com visitas em locais no meio). Retorno para Lisboa. Detalhe: o que nesse trecho dá e compensa fazer de carro? Obrigado e parabéns pelas publicações.

Fernanda 16 de julho de 2019 - 07:02

Dentro das cidades não vale a pena usar o carro por conta da dificuldade de estacionamento. Em relação ao número de dias, tudo vai depender de quais cidades quer visitar no caminho. Se considerar 3 dias para cada cidade que colocou no roteiro já são 15 dias, dependendo do número de cidades que quer visitar no meio do caminho já vira um roteiro de 25, 30 dias. Só ali na região de Sevilha dá para ficar mais de 1 semana se quiser visitar Córdoba e Granada, por exemplo.

Gabriela Torrezani 20 de agosto de 2019 - 05:22

Muito leagal seu roteiro de 15 dias por Portugal e Espanha 🙂 saudades de todos esses lugares! Se a pessoa tiver mais tempo vale a pena incluir o Porto e Barcelona nas pontas da viagem hehehe

Fernanda 20 de agosto de 2019 - 22:15

Sim, eu fiz uma vez um roteiro parecido. Saindo do norte de Portugal (Porto) e cruzando para a Espanha. Outra possibilidade de roteiro que vale a pena considerar.

Luciana Rodrigues 20 de agosto de 2019 - 05:39

Seu roteiro está ótimo. Acho que Portugal dá para fazer infinitas e ótimas combinações. Eu gostaria muito de fazer o Norte (saindo do Porto) e dali chegar à Espanha.

Fernanda 20 de agosto de 2019 - 22:13

Já fiz esse roteiro muitos anos atrás. Saí do Porto e fui para Santiago de Compostela, depois fui descendo. Passei por Salamanca até chegar em Madri. Preciso inclusive repetir esse roteiro em uma próxima oportunidade.

Giulia 20 de agosto de 2019 - 07:54

Justamente estava pensando em como visitar os dois países em 20 dias, já que estou planejando ir no verão do ano que vem. Amei demais o roteiro e as dicas!!!

Fernanda 20 de agosto de 2019 - 22:19

No verão vale muito a pena incluir o Algarve. Sou suspeita porque sou muito fã, mas as praias são maravilhosas.

Thaís 20 de agosto de 2019 - 16:30

Gostei bastante do seu roteiro. De longe, entendo a sua paixão pela Andaluzia. Os meus lugares preferidos por lá foram Granada e Cádiz. Em tempo, em Sevilha não tem como não se apaixonar pela Plaza de España.

Fernanda 20 de agosto de 2019 - 22:19

Cádiz eu não conheço, mas amei Granada. Sevilha é demais também.

Patti 21 de agosto de 2019 - 03:01

Roteiro mará em Portugal e Espanha. Adorei o Post. Pessoalmente amei a Andalusia e acho Granada imperdível… com certeza a cidade pra encaixar na sua dica de visitar uma cidade a mais a partir de Sevilha! Perfeito!!

Fernanda 22 de agosto de 2019 - 21:49

Granada realmente é linda e vale a pena encaixar no roteiro.

Thiago 11 de setembro de 2019 - 22:44

Oi Fernanda, gostei do roteiro.
Quanto gastou na viagem?

Raquel Magalhães 11 de novembro de 2019 - 19:37

Oi Fernanda, muito boa suas dicas, deu pra ver que você conhece bem 😊 Estou planejando nossa primeira viagem p a Europa e escolhi Portugal e Espanha (Abril/2020) Temos 12 dias e gostaria muito de conhecer Lisboa/Algarve/Sevilha/Madri/Barcelona. Pelo que li há muitas atrações para pouco tempo. O que indicaria de roteiro, quantos dias em cada lugar, o onde não podemos deixar de ir e o que seria necessário deixar de fora… Vamos alugar carro. Te agradeço desde já 😘😘

Fernanda 11 de novembro de 2019 - 20:58

Olá, Raquel! Olha, 12 dias para todos esses lugares não será suficiente até porque tem a questão do deslocamento que vai tirar um tempo considerável do seu roteiro. Eu tiraria Barcelona por uma questão logística mesmo e tentaria comprar o voo do Brasil com chegada em Lisboa e a volta por Madri.

Selma 13 de novembro de 2019 - 20:15

Boa noite Fernanda! Amei seu roteiro e vou copiar! rs
Eu vi que tem como pegar o trem em Lisboa e descer direto em Lagos. Você desceu em Faro só para pegar o carro? Não tem como alugar o carro em Lagos? E depois para ir à Sevilha, é melhor partir de Faro? Ou tem como sair de Lagos e ir direto para Sevilha?

Fernanda 13 de novembro de 2019 - 22:27

Boa noite! Sim, dá pra ir de trem até Lagos só que tem que trocar de trem na cidade de Tunes. Como em Faro fica o aeroporto, preferi alugar o carro lá. Tem mais locadoras. E dá para partir de Lagos para Sevilha de ônibus, só que leva mais tempo e ele também para em Faro. Por isso também optei sair de Faro.

Selma 15 de novembro de 2019 - 10:57

Bom dia Fernanda, muito obrigada por responder! Eu vi que tem dois tipos de trem, o AP e o IC, qual vc costuma usar? Também vi que Portugal tem um fuso de 3 horas em relação ao Brasil né? Isso significa que se meu vôo chegar às 7h (horário de Brasília) em Lisboa, serão 10h (horário local)? E na Espanha também segue esse mesmo fuso?

Fernanda 16 de novembro de 2019 - 17:15

Depende da época do ano. O fuso de Portugal pode variar dependendo do horário de verão. Na Espanha é 1 hora a mais que Portugal. Quanto ao trem: depende. Mas se o preço estiver parecido, eu prefiro o AP porque é mais rápido.

Selma 22 de janeiro de 2020 - 21:12

Boa noite Fernanda! Onde é a parada final do ônibus em Sevilha? É na Seville Santa Justa Railway?

Maria Nilce Mendes Brum de Moraes 1 de fevereiro de 2020 - 19:25

Oi Fernanda , amo seus roteiros , necessito visitar uma cunhada que mora em olviedo na Espanha e estaremos com base em Porto , alugamos carro , mas teríamos outra opção, talvez mais barata para irmos , trem , ônibus etc .,,obrigada

Mariana Tonini 6 de setembro de 2021 - 19:06

Oi, Fernanda! Obrigada pelas dicas de roteiro. Estou planejando uma viagem para o ano que vem, e diante do valor do euro, me preocupei com a média de gasto por dia. Para outros destinos da Europa sempre calculei 100 euros por dia por pessoa (sem contar com hospedagem). Você saberia me informar a média de gasto por dia em Portugal e na Espanha, levando em conta transporte na própria cidade, restaurantes e entradas em atrações?

Fátima Pereira Borges 11 de novembro de 2021 - 06:47

Fernanda, suas informações são muito preciosas e objetivas, tenho uma dúvida, posso ir a Inglaterra, de lá para Portugal e retornar para o Brasil?

Denise Pomje 12 de novembro de 2021 - 00:34

Pode informar quanto você gastou no total da viagem?
Obrigada!

Mauro Nogueira 17 de fevereiro de 2022 - 20:19

Ola Fernanda, obrigado pelas dicas, se pode ir de carro alugado de Fara para Sevilha, ou teria a opcao de Trem?

Fernanda 18 de fevereiro de 2022 - 19:35

Oi, Mauro! Tem ônibus e pode ir de carro alugado, mas se devolver na Espanha terá que pagar um extra.

LUCAS TRIDA 28 de março de 2022 - 10:33

BOM DIA FERNNDA, TUDO BEM? ESPERO QUE SIM!
ESTOU QUERENDO FAZER UMA VIAGEM PARA PORTUGAL E ESPANHA, MAS SAINDO DE LISBOA, SEGUINDO AO NORTE PASSANDO PELAS PRINCIPAIS CIDADES CHEGANDO ATÉ PORTO, E, SAINDO DE PORTO, PEGANDO VOO AO BRASIL EM MADRID, TUDO DE CARRO.
VOCÊ TEM COMO ME PASSAR ALGUMAS DICAS? DATAS MAIS EM CONTA, ETC?
SE PUDER, EU AGRADEÇO DESDE JÁ.
ATT.: LUCAS TRIDA

Reginaldo Carvalho 20 de abril de 2022 - 18:38

Ola Fernanda – ADOREI o roteiro de Portugal/Espanha em 15 dias.
Queria saber se você considerou ir de carro de Portugal para a Espanha. Pensei que poderia ganhar umas horas preciosas para curtir mais os pontos turisticos.
O que voce acha?

Fernanda 20 de abril de 2022 - 21:34

Oi Reginaldo! Sim, considerei. Só não fiz isso porque tinha que pagar um extra para entregar o carro em outro país e meu voo de retorno era via Madrid. Financeiramente não compensaria. Mas acho uma boa opção sim se couber no seu orçamento.

Reinaldo Campos 25 de abril de 2022 - 10:19

Oi Fernanda, td bem? Estive lendo seus posts e achei bem interessante esse roteiro de 15 dias entre Portugal e Espanha que ainda não tive oportunidade de conhecê-las. Uma pergunta: consigo fazer tudo isso de trem nesse período de 15 dias? Adoro esse meio de transporte pela comodidade e pelo fato das estações estarem bem próximas aos principais centros urbanos e atrações turíticas. Já fiz algumas vezes pelo leste europeu, itália, paris, londres, etc e deu super certo. O que acha?

David Simon Bergmann 24 de maio de 2023 - 06:26

Fizemos esse roteiro e adoramos! Foi uma viagem perfeita e inesquecível. É ideal para casais românticos e apaixonados como nós!