Um dos itens mais importantes de qualquer viagem é o seguro viagem. Ele é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen e também em Cuba e Venezuela. Nos demais países também é recomendável a contratação, afinal não podemos prever incidentes. 

Eu admito que antigamente só fazia seguro viagem para viagens mais longas. Mudei de ideia depois que uma amiga foi atingida por uma lata de cerveja no meio de uma balada em um Dubai e precisou levar 3 pontos na cabeça, um amigo passou muito mal na Índia e precisou ser hospitalizado e depois das minhas próprias experiências (também fui internada).

Tudo o que você precisa saber sobre Seguro Viagem

Vou abordar brevemente a importância do seguro viagem em várias situações: viagem para a Europa (obrigatório), viagem para os Estados Unidos (país que não tem sistema público de saúde), viagem para a Ásia (continente bastante exótico e que faz muita gente ficar doente), viagem para a América do Sul (onde muita gente sofre com os males da altitude), seguro para quem vai fazer um cruzeiro e seguro viagem para gestantes (é primordial verificar as coberturas). 

Seguro Viagem Europa


Como já mencionei no início do texto, o seguro viagem é obrigatório para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen. A exigência é que o turista possua um seguro com cobertura mínima de 30 mil EUROS que garanta assistência médica por doença ou acidente. Esse documento pode ser exigido pelo agente de imigração no aeroporto. 


Tratado de Schengen


O Tratado de Schengen garante a livre circulação de pessoas dentro dos países europeus que assinaram o acordo. Na prática, é o seguinte: se você passar por qualquer um dos países do Tratado passará pela imigração apenas uma vez, no aeroporto de chegada. Esses são os países que assinaram o acordo: Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Noruega, Polônia, Portugal, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Suíça, Grécia, Hungria, Mônaco e San Marino. 

MESMO QUE O SEGURO NÃO FOSSE OBRIGATÓRIO PARA VIAJAR PARA A EUROPA

Vale a pena economizar em um item tão importante? Sei que você deve estar pensando que vai encarecer muito a sua viagem. Mas um bom seguro custa em média R$10,00 por dia de viagem. Isso mesmo - REAIS. Estamos falando do valor de um café simples na maioria das cidades da Europa.  Duvida? Vai ficar mais barato ainda se você utilizar o código de desconto PRECISOVIAJAR5.  



Seguro Viagem
Estados Unidos

Mesmo não sendo obrigatório contratar um seguro viagem para os Estados Unidos é extremamente recomendável que você faça um. O atendimento médico nos Estados Unidos é igual para residentes e turistas, pois não há um sistema público de saúde. E os gastos são elevados. Por exemplo, uma simples consulta custa U$200. É para quebrar o bolso de qualquer um. Quando viajo para os Estados Unidos invisto em um seguro viagem com uma cobertura maior de no mínimo U$100.000,00. Prefiro não arriscar. 


Seguro Viagem Ásia

Eu brinco com meus amigos que a "intoxicação alimentar é grátis na Ásia, especialmente no Sudeste Asiático. Quem nunca teve um piriri na Ásia é privilegiado sim. Na maioria das vezes é só um desconforto passageiro, mas tem gente que é mais sensível e passa muito mal, precisando até mesmo ser internado. Foi o que aconteceu comigo na minha última viagem para a Tailândia. Além da chance de pegar a clássica intoxicação alimentar, ainda há o risco de pequenos acidentes nas praias (vi muita gente que se machucou em pedras e corais, por exemplo).


Seguro Viagem 
América do Sul

Não é porque é "aqui pertinho" que dá para descuidar. Até porque muita gente sofre com os males da altitude no Peru, Bolívia e Chile. Um amigo meu se machucou esquiando no Chile e teve que ser retirado da pista de ski de helicóptero. Um verdadeiro transtorno que só teve final feliz porque ele tinha um seguro viagem que cobriu absolutamente tudo. 

Por essas e outras é extremamente recomendável contratar um seguro viagem América do Sul. 


Seguro Viagem para Cruzeiros

Para quem vai fazer um cruzeiro, é bom saber que existem planos com coberturas específicas para esse tipo de viagem. Se você passar mal dentro do navio, por exemplo, há médicos a bordo, mas muito provavelmente você terá que pagar pela consulta. Com o seguro você pode pedir o reembolso do valor gasto. E também fica protegido durante as paradas do cruzeiro, caso aconteça algo "em terra".  

seguro viagem cruzeiros

Seguro Viagem Gestante

Para as leitoras grávidas, sugiro atenção redobrada. Leia bem as condições do seguro, pois nem todos os planos cobrem gestantes. Além disso há certas restrições: os planos costumam cobrir gestantes até "x" semanas de gestação. Vale a pena ler com calma todas as coberturas antes da contratação. 

seguro viagem

Quero Seguro Viagem com desconto de 5%!

Use o cupom PRECISOVIAJAR5


Qual seguro viagem é melhor para mim?


É muito importante que você pesquise bem as seguradoras antes de escolher o seu seguro viagem. Eu particularmente gosto muito da Assist Card. Já utilizei algumas vezes (a última vez durante minha internação na Tailândia) e sempre fui muito bem atendida e encaminhada para boas clínicas e hospitais. Mas nem sempre consigo um preço bom no seguro deles, então ultimamente tenho comprado os seguros da Travel Ace. Depois de escolher a seguradora, você tem que ver o valor das coberturas. Saiba que o seguro viagem não cobre apenas despesas médicas e hospitalares. Seguem abaixo as coberturas que eu sempre analiso antes de comprar o meu seguro viagem. Há outras disponíveis, mas eu considero as coberturas abaixo essenciais. 

seguro viagem

Coberturas Médicas Hospitalares

Sempre observo o valor da cobertura para Despesa Médica Hospitalar Total. Se vou viajar para um país que não possui um sistema de saúde público, eu costumo contratar um seguro viagem com uma cobertura maior. 

Cobertura Odontológica

É muito importante verificar se o seguro viagem que pretende contratar inclui também a Cobertura Odontológica. Ninguém merece uma dor de dente, agora imagina uma dor de dente durante as férias. Acaba com qualquer viagem.

Cobertura Farmacêutica

Essa é muito importante porque se você precisar fazer uso de medicação durante a viagem pode pedir o reembolso para a seguradora. Há regras específicas para isso, portanto leia bem a apólice do seu seguro viagem. 

Repatriação

A gente faz seguro para não usar, mas eu sempre penso que se algo acontecer comigo, eu não quero dar despesa nenhuma para minha família. Vira e mexe vejo "vaquinhas" na internet para repatriação de corpos e sempre penso - poxa, um seguro teria evitado isso. 

Seguros​​​​​

Essa também está na categoria do "a gente faz torcendo para não usar", mas acho mega importante que o seguro viagem tenha uma cobertura de invalidez permanente por acidente e seguro por morte acidental. Acidentes podem acontecer em qualquer lugar do mundo.

Extravio de Bagagem

Extravio de bagagem é um dos piores pesadelos dos viajantes e infelizmente é mais comum do que a gente pensa. Já pensou chegar em outro país sem sua mala?Já aconteceu comigo e garanto que é muito chato. Essa cobertura não pode faltar no seu seguro viagem. 

Minha experiência com Seguro Viagem

Eu já precisei acionar o seguro viagem algumas vezes. Já no início da minha viagem de volta ao mundo achei que tivesse fraturado meu tornozelo em Dubai. Tive que fazer um raio-x e comprar medicamentos para a dor (fui reembolsada). Também tive um episódio de amigdalite na Nova Zelândia, fui picada por uma aranha no Camboja (e tive uma reação alérgica) e fui atropelada por um motinho na China (felizmente foi só o susto). Já nas minhas viagens mais recentes de férias tive o famoso episódio de intoxicação alimentar no Sudeste Asiático. Como dizem por aí: a intoxicação alimentar é grátis. Tive que ficar internada em uma clínica na Tailândia. Em todos esses casos o seguro cobriu tudo e eu não tive nenhuma despesa extra. 


  • Lembre que é necessário acionar a seguradora caso tenha qualquer problema. Pegue o número do telefone que consta na sua apólice e ligue para informar o que está acontecendo. Eu costumo utilizar o Skype para isso. 
  • Por experiência própria, caso esteja sentindo muita dor ou desconforto ou ache que o caso é mais grave, peça para ir direto em uma clínica ou hospital contrário. Caso contrário, eles enviarão um médico para o lugar onde você está hospedado. 
  • Nunca vá direto para um hospital. Aguarde as instruções da seguradora
  • Caso tenha que comprar algum medicamento, guarde todas os recibos/notas fiscais para solicitar o reembolso. Verifique se o seu seguro tem essa cobertura. 

Onde contratar meu Seguro Viagem?

Como a concorrência é bastante acirrada, eu recomendo comprar em um site comparador de seguros. Eu uso a Seguros Promo que oferece ótimos preços, compara os planos e ainda parcela o valor do seguro em até 12 vezes. Mas caso queira realmente economizar você ganha 5% de desconto se pagar à vista no boleto. E se usar o código PRECISOVIAJAR5 ganha mais 5% de desconto. Ou seja, você pode comprar um seguro viagem bom e realmente em conta com até 10% de desconto.

Seguros Promo é confiável? 

Compro seguro viagem com eles desde 2017 e nunca tive problemas. E já comprei seguro da Assist Card, Travel Ace e Assist Trip. Gosto sempre de testar os seguros até para ver se posso ou não indicar para você. Como eu disse, a Assist Card é a minha favorita, mas quando o bolso não permite eu compro seguro da Travel Ace que é bom também. O índice do Reclame Aqui da Seguros Promo também é excelente. O atendimento deles realmente faz a diferença. 

seguro viagem

Como fazer a compra do Seguro Viagem

Siga os passos abaixo:

1

Clique e Preencha os Dados

Clique neste link. Coloque qual o destino, data de embarque e desembarque, seu nome, email e celular. 

2

Escolha seu Plano

Escolha o plano mais adequado para a sua viagem. Se estiver em dúvida é possível comparar até 4 planos para fazer uma comparação detalhada. 

3

Compre com Desconto

Selecione o plano escolhido e clique em "comprar". Preencha os dados solicitados , a forma de pagamento e no campo cupom coloque PRECISOVIAJAR5