Home DicasGastronomia Volta ao Mundo em 15 pratos

Volta ao Mundo em 15 pratos

por Fernanda

Atualizado em

Pensar que há mais ou menos 5 anos eu saía do Brasil para dar a minha tão sonhada volta ao mundo. Foi um sonho tão incrível que eu ainda tenho dificuldades para acreditar que de fato aconteceu. Conheci lugares fantásticos, pessoas maravilhosas e comi muita coisa boa. Aliás, não foi só na minha volta ao mundo que comi pratos diferentes e deliciosos. Em todas as minhas viagens procuro comer a comida local. Então segue aqui uma volta ao mundo em 15 pratos, inspirada no ótimo post Volta ao mundo em 10 drinks do blog Viajoteca.

É mais uma opção para viajar sem sair de casa. Para essas e outras existe o delivery (pelo menos dos pratos mais “populares”) 🙂

Volta ao mundo em 15 pratos

1) Nhoque (gnocchi), Itália

Fica até difícil escolher só um prato da Itália. Ô país que a gente come bem, muito bem. Mas meu prato preferido da vida é o nhoque (gnocchi em bom italiano). Sou apaixonada por nhoque quatro queijos. Por mim comeria todos os dias. Tudo bem que na Itália é mais comum encontrar a versão em ragu ou ao sugo, mas procurando bem dá para achar essa gostosura na minha versão preferida.

volta ao mundo em 15 pratos

2) Pad Thai, Tailândia

Tá aí outro prato que poderia comer todos os dias. Pad Thai, o famoso noodles tailandês. Pena que, de maneira geral, comida tailandesa seja tão cara no Brasil. Tem dias que chego a sonhar com essa delícia!

volta ao mundo em 15 pratos3) Amok, Camboja

É um dos pratos mais típicos do Camboja. A versão tradicional (e mais gostosa na minha opinião) é a de peixe, mas tem a versão frango também. Consiste em peixe cozido, molho de coco e curry servido na folha de bananeira. Uma delícia! Veja a receita do amok.

volta ao mundo em 15 pratos4) Wiener schnitzel, Áustria

Um dos pratos mais populares da Áustria. Consiste em um bife à milanesa de vitela, servido com salada de batatas.

volta ao mundo em 15 pratos5) Fish & Chips, Inglaterra

Ok que a culinária inglesa não é essa beleza toda, mas se você provar o Fish & Chips certo é capaz de gostar (e muito) da comida local. Peixe frito com batata frita acompanhado pelo tradicional purê de ervilhas. Eu adoro!

volta ao mundo em 15 pratos

6) Bacalhau, Portugal

Uma das coisas que mais sinto falta da época que morei em Portugal é a variedade de bacalhau. Eu adoro, pena que aqui no Brasil o preço não seja tão amigável. O meu preferido é o grelhado com bastante azeite de oliva. Minha amiga Renata do blog Direto de Paris gentilmente me cedeu a foto, porque eu não tinha nenhuma boa para publicar aqui.

volta ao mundo em 15 pratos

Foto: arquivo pessoal de Renata Inforzato do Blog Direto de Paris

7) Paella, Espanha

Outro país que sabe fazer a gente comer bem é a Espanha. São tantas delícias, não é mesmo? Minha preferida é a mais clássica de todas: a paella.

volta ao mundo em 15 pratos

8) Goulash, Hungria

É um guisado de carne de vaca com muita páprica, farinha, cebolas e especiarias. É uma delícia. Essa foi um sopa de goulash que comi em Budapeste.

volta ao mundo em 15 pratos

9) Ojo de Bife, Argentina

Eu particularmente amo carne e mais ainda a carne argentina. Ojo de bife então é o tipo de coisa que dá para praticamente comer ajoelhado, agradecendo de tão bom que é.

volta ao mundo em 15 pratos

10) Fondue, Suíça

A versão “rodízio” com fondue de queijo, carne e chocolate só encontramos no Brasil mesmo, mas não tem problema porque eu gosto mesmo é da versão queijo. Comer a versão original, cheia de queijo suíço foi um sonho que realizei há pouco tempo na Suíça.

volta ao mundo em 15 pratos

11) Crepe, França

Também foi difícil escolher só um prato na França, mas eu adoro os crepes. Fiz a festa na minha última viagem para Paris comendo uns três por dia.

crepe

12) Dumpling, China

Nunca tinha comido dumpling, até porque aqui em Curitiba os restaurantes chineses seguem a linha “low cost” com muita coisa frita. Dumpling é uma espécie de ravióli, só que a massa é bem fininha e ele é servido sem molho. Uma delícia!

volta ao mundo em 15 pratos

Imagem retirada do site Shutterstock

13) Hambúrguer, Estados Unidos

É, eu sei, mas não poderia deixar de fora uma das melhores gordices inventadas no mundo. Ok que não foi inventado nos EUA, mas é ou não é um ícone dos EUA? Toda vez que vou aos EUA provo muitos hambúrgueres de todos os tipos. Na foto, o hambúrguer da famosa lanchonete Shake Shack.

volta ao mundo em 15 pratos

14) Quibe, Líbano

Sou louca por comida libanesa (síria e árabe em geral, já que são bem similares). Difícil escolher apenas um prato libanês porque gosto de quase todos, mas o quibe assado é um dos meus favoritos. quibe

15) Tim Tam, Austrália

Único doce e comida industrializada da seleção, mas quando lembro da Austrália a primeira comida que me vem na cabeça é o Tim Tam. Um mix de bolacha e chocolate, tão bom, mas tão bom que às vezes tenho vontade de pegar um avião só para comer uns dez pacotes dessa delícia. Por um lado é até bom que não seja vendido no Brasil porque é super calórico. Ganhei 6 kg na Austrália por causa do Tim Tam. Foi difícil perder, mas comeria todos os pacotes novamente.

volta ao mundo em 15 pratos

Imagem retirada do site Shutterstock

Lenscap Photography / Shutterstock.com

Gostou dessa breve volta ao mundo em 15 pratos? Qual é o seu prato preferido no mundo?

 

 

 

 


Lembrou do seguro viagem? Ele é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen. Nos demais países também é recomendável a contratação, pois não podemos prever incidentes. Leia sobre minha internação na Tailândia. No caso dos Estados Unidos, por exemplo, o custo médico diário de uma internação fica na faixa dos U$2.000 (caríssimo). Além disso, o seguro é super útil nos casos de cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Você pode cotar na Seguros Promo sem compromisso e, caso opte pela contratação, ainda tem um desconto extra de 5% utilizando o cupom PRECISOVIAJAR5.


Cada vez que você reserva algo com um dos nossos parceiros recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter atualizado e com novas dicas de viagem.

8 comentários

Vi Linhares 12 de julho de 2016 - 09:39

Fernanda, eu só estive em um pais, Estados Unidos, tipico brasileiro ne? hehehe. Os fast food dos Estados Unidos maravilhoso, eu fui no Wendy’s, Starbucks e Taco Bell são ótimos.

Reply
Fernanda 12 de julho de 2016 - 09:43

Hum, amo Wendy’s. Salivei aqui.

Reply
Filipe Morato Gomes 12 de julho de 2016 - 13:22

Dá fome só de ler… 😉
No mundo há pratos deliciosos. Nessa sua lista tem comidas muito boas, mas sinto falta pelo menos de uma escolha do Japão e outra do Vietname (que para mim tem a melhor gastronomia do planeta). Grande abraço e boas refeições por esse mundo fora.

Reply
Fernanda 12 de julho de 2016 - 19:55

Oi, Filipe!
Sabia que alguém iria questionar a falta do Japão na lista. rs. Até comi umas coisas gostosas por lá, mas eu realmente não sou nada fã da comida japonesa. Eu sei, sou exceção.
E Vietnã eu tive uma mega intoxicação alimentar e meio que traumatizei, apesar de ter gostado bastante da Pho.

Reply
Renata Rocha Inforzato 12 de julho de 2016 - 17:41

Oi Fer, só de ler este post já fiquei com fome e olha que acabei de jantar. De todos, o que mais me deu água na boca foi o da Áustria. Um beijão

Reply
Fernanda 12 de julho de 2016 - 19:52

É uma delícia mesmo. Escolheu bem 🙂

Reply
Gabi 13 de julho de 2016 - 18:42

Eu amo gnocchi, mas quando penso em prato italiano, penso em fetuccine hahaha,.. Adoro quase tudo que tem aí. Pra mim só faltou uma sobremesa: apfelstrudel, da Alemanha. Choro só de pensar!

Reply
Fernanda 15 de julho de 2016 - 09:13

Eu ia colocar só pratos salgados, mas não resisti com o Tim Tam. A ideia é fazer um só com doces agora. hehe

Reply

Deixe um Comentário